Histórico

Era dia 07 de agosto de 1995.

Lembramo-nos com emoção desse dia: O Centro Educacional Maria Milza começava a ser a realidade do sonho de duas mulheres que sonhavam em fazer educação diferenciada e de qualidade, então começavam a atender aos seus primeiros estudantes, os quais vieram a compor o curso profissionalizante de Técnico em Enfermagem, no período noturno, constituindo, assim, a “mola propulsora” que as levaria a dar um grande salto, a fim de que chegassem ao que hoje se conhece desta Instituição. A cada dia crescia com sua equipe o desejo de apresentar a Cruz das Almas a escola que vem crescendo, tanto no aspecto físico, quanto no pedagógico, diante dos olhares atentos de nossa comunidade. E isto ocorre porque apresentaram um trabalhado de equipe, e reconhecem que zelar por uma educação de qualidade é, e sempre será, a meta deste grande sonho realizado. A estrutura física na época se restringia apenas em salas alugadas. Esse dado, que por último lhes foi apresentado representa uma exploração daquilo que nos é motivo de satisfação, de júbilo: ao poder olhar para trás e contemplar as conquistas que o Centro Educacional Maria Milza tem alcançado com muito afinco ao longo destes anos.

Como este primordial desejo era o de construir em Cruz das Almas um Centro Educacional que mantivesse suas estruturas físicas e pedagógicas compatíveis com as grandes escolas de Salvador (capital), continuaram a lutar por um aprimoramento considerável de nossas bases, buscando sempre a atualização da proposta pedagógica e a valorização dos recursos físicos.

Depois de tantas lutas e conquistas, iniciava-se, então, a implantação do Ensino de Jovens e Adultos, e no ano de 1999, mais uma vitória alcançada com a implantação do ensino regular, quando foram matriculados aqueles que fariam parte de mais um importantíssimo marco da nossa história: os estudantes que ocupariam as cadeiras desde o Maternal ao Ensino Médio, iniciando, assim, uma longa jornada de realizações.

Não demorou e a comunidade logo percebeu a proposta diferenciada do CEMAM. Muitas famílias trouxeram os seus filhos, inclusive os que moravam em outras cidades, para estudarem em nossas dependências.

As renovações de matrículas em massa e a crescente inclusão de novos estudantes, a citar os que residem em cidades circunvizinhas, são a maior prova de credibilidade desta escola junto à comunidade que a cerca.
Desta maneira, a motivação é mais um grande sonho que seria realizado no dia 17 de março de 2004, com a conquista da Faculdade Maria Milza, que traz para Cruz das Almas e cidades circunvizinhas à possibilidade de realizar muitos sonhos antes adormecidos.

Em 2012 “o CEMAM” completou 17 anos de serviços prestados à nossa sociedade. Mais do que nunca, reconhecemos até aqui a obtenção de um grande sucesso empresarial, consolidado pela fusão entre o Colégio Acadêmico e o CEMAM. O CEMAM sempre contribuiu, e assim continuará, para com a vida social de Cruz das Almas, colocando sempre à disposição de seus estudantes – e de suas famílias – uma escola moderna, confortável, organizada, com materiais didáticos e professores qualificados. Tudo isso capaz de prepará-los integralmente para alguns dos maiores desafios da vida que são os de conseguirem se estabelecer, além de permanecerem firmados como profissionais éticos e competentes inseridos nos parâmetros de exigência do mercado de trabalho.

Trabalhamos, também, com o desejo maciço de que esta comunidade alcance os mais altos patamares culturais, engendrados dentro de uma perfeita estrutura pedagógica, sob a qual nos advém um ganho social incomparável, o reconhecimento do nosso trabalho.

É notório que não existe escola pronta e acabada (a educação é uma atitude perene), mas é preciso que se esteja sempre em perfeita interação com as inovações e exigências do mercado, pois para se ensinar bem, é preciso ter a consciência e a humildade de que o “aprender” deve ser uma busca incessante.

Diante de tudo isso, resta-nos agora aplaudir a toda Equipe que compartilha com cada idéia, sonhos e realizações, aos estudantes e pais do CEMAM, a esta comunidade que habita o coração de Cruz das Almas e que aclama também com este sucesso a qual nos acolhem com tanto carinho. O nosso afeto e o nosso sincero muito obrigado!